Aqui a intenção é muito mais de ser contra parâmetros de códigos computacionais programáveis do que a criação da AI em si. Durante muito tempo a tecnologia nos trouxe aquela satisfação da facilidade ou lidar com coisas complexas em um curto intervalo de tempo, mas nada chega perto da capacidade atual da AI de desenvolver diferentes tipos de imagens em 20min ou até menos. Sim é incrível, mesmo que ainda ela projete ‘um dedo a mais para cada mão”.
Um dedo a mais ou um a menos não tira sua potência, ela faz com que diferentes tipos de imagens se misturem ou como estão dizendo se Interpolam criando novas composições com: diferentes pinceladas, valores tonais, enquadramentos etc. Isso na cabeça de quem a usa é maravilhoso, pra que anos de estudos de fundamentos e reflexões sobre a arte se você poder ter seu gozo artístico usufruído em tão pouco tempo? Isso me faz lembrar da relação entre pessoa e as redes sociais como por exemplo esse post que para cada visualização e curtida se transformara em uma satisfação a mais e passageira, muito mais rápida do que os 20 min de interpolação que se assemelha “a criação” dos usuários de AI.
A interpolação não é o problema e sim a falta de consentimento, aparentemente ela não está preocupada com 10, 20, 30 anos de estudos para desenvolver uma técnica, estética ou mesmo aquela sujeirinha que se torna característica de um artista. Sim, ela vai lá e interpola, não só um grupo de imagens específica do seu acervo particular mas sim do que ela está programada a engolir. Essa fome não é só dela mais de quem a usa, aquela satisfação do like, de ser visto, de ser artista é seu combustível para atingir até o site mais badalado do mundo dos profissionais de arte do mundo games e cinema, “o bendito artstation”.
Essa é minha indignação, posso ter meu trabalho nesse exato momento extraído da minha conta para satisfazer o gozo do artista interpolado. Poderia dizer mais coisas mas estou criando novas artes, mesmo sabendo que poderá servir de porno da satisfação dos artistas interpolados. #artstation #notoaigeneratedimages #nãoàsimagensgeradasporia