Pouco do processo Criativo.
O personagem partiu de um processo criativo para desenvolver um robô mais diante do meu contexto ou melhor com o referencial que estou mais próximo fui desviando o foco para um personagem que tivesse outros valores estéticos e estruturais. Esses valores foram guiados por uma cadeira. Sim você não leu errado. Essa mesma que se encontra ao lado. A cadeira me chamou muita atenção por ser muito ornamentada, esses elementos entalhados me fizeram pensar qual a necessidade de ter tanta informação para algo tão simples e ao mesmo tempo me veio outro questionamento, que ao contrario do primeiro questionamento,” o simples se torna fantástico pelo exagero de entalhes esculturais” (assim como também a um recorte de época que não pode ser negado que provoca outros valores conceituais específicos). Com isso esse questionamento não visa trazer um aprofundamento de ideias e sim relatar sobre as pequenas coisas do processo criativo.
Por mais que estivesse empolgado com a ornamentação não me deixei levar totalmente no processo, foi dado prioridade ao exagero em determinados locais dos personagens como: mão, cabeça, peitoral e perna. Nas partes dos personagens em que o excesso não predominava a ornamentação estão relacionados a áreas de articulação.
Além da ornamentação da madeira da referência ao lado outros elementos influenciaram no processo, como o estofado do assento, elemento esse que se encontra na região avermelhada das do primeiro personagem em sequência. Além do estofado a outra questão a ser observada que são as áreas vazias ou buracos que dos ornamentos, aqui fui estimulado a buscar referencias que fossem envelhecidas e ornamentas.
Os buracos estão presentes em várias partes dos personagens principalmente nas áreas em que precisam se conectarem para “funcionar”. Funcionamento esse característico dos personagens robóticos, assim os membros desses precisam estar em consonância ou melhor o braço precisa de um aparato de engrenagens de articulação para se mover e se sustentar. Essa conexão se apresenta como encaixe do vazio ao preenchido e ou segundo vazio serve como respiro que vai possibilitar que os membros respirem e se movimentem.